II Workshop para Jornalistas e Comunicadores de Ciência – Biotecnologia e Sociedade: Células Estaminais e Saúde Humana

II Workshop para Jornalistas e Comunicadores de Ciência
Biotecnologia e Sociedade: Células Estaminais e Saúde Humana

17 Abril 2008 – CiB Portugal

No passado dia 17 de Abril de 2008, o CiB – Centro de Informação de Biotecnologia organizou em Oeiras, com apoio do ITQB – Instituto de Tecnologia Química e Biológica, o II Workshop  “Biotecnologia e Sociedade” para jornalistas, estudantes de jornalismo e comunicadores de ciência, desta vez dedicado ao tema “Células Estaminais e Saúde Humanas”.

Actualmente, muito se fala em investigação em Células Estaminais. Mas que tipo de células são? Qual a sua origem? O que se conhece sobre estas células particulares? Qual a sua importância para as terapêuticas na saúde humana? Por que a sua investigação é eticamente controversa?

Tendo em conta o papel fundamental dos jornalistas e dos comunicadores de ciência na divulgação da informação, e sabendo das dificuldades existentes na transmissão das mensagens sobre estas temáticas, o CiB – Centro de Informação de Biotecnologia, com o apoio do ITQB – Instituto de Tecnologia Química e Biológica, propõs-se a organizar uma acção de formação destinada aos profissionais da comunicação. O objectivo será contribuir para o esclarecimento destas temáticas com presença cada vez mais acentuada no dia-a-dia.

À conversa com os 13 participantes estiveram Pedro Cruz, investigador de aplicações terapêuticas de  células estaminais e director científico da empresa EcBio, e Jorge Soares, professor catedrático de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina de Lisboa e director do Serviço de Anatomia Patológica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

Pedro Cruz fez uma breve introdução ao conhecimento científico existente actualmente, principalmente ao nível do potencial de utilização clínica, as suas limitações e as perspectivas em relação ao futuro.

Jorge Soares abordou questões éticas, desafiando os presentes para uma reflexão sobre se a investigação em células estaminais embrionárias humanas estará a provocar uma revolução cultural. O médico e  especialista em Bioética focou várias questões, entre elas: a legislação e restrição da utilização, as implicações éticas e políticas na Europa e nos Estados Unidos da América e os impactos sociais e económicos destas novas tecnologias.

O CiB considera fundamental contribuir para o esclarecimento técnico, científico e ético das diferentes áreas da Biotecnologia de profissionais e estudantes das áreas de comunicação para o público, estando a preparar um terceiro workshop para o final de 2008 sobre uma área emergente, a BioNanotecnologia.

Cartaz de DivulgaçãoPrograma-Final-WorkshopJornalistas-CiB” target=”_blank”>Programa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s