OGM e Engenharia Genética

OGM e Engenharia Genética

Outubro 2008 – CiB Portugal


  • O que é um Organismo Geneticamente Modificado (OGM)?

Um organismo geneticamente modificado é uma bactéria, um animal ou uma planta, na qual foi introduzida, pelo homem, uma alteração no genoma (informação hereditária de um organismo que está codificada no seu DNA). Essa alteração consiste, regra geral, na adição de um ou mais genes, os quais codificam a síntese de proteínas que não existem originalmente no organismo e que lhe conferem novas características (por exemplo a resistência a doenças, a insectos ou nemátodos, a herbicidas, ao sal, à seca, etc.).

Clique na Imagem

Genoma – Do DNA às Células
  • Em que consiste a tecnologia da Engenharia Genética?

A Engenharia Genética consiste na utilização de tecnologias que permitem alterar o genoma de organismos, inserindo um ou mais genes no DNA, ou silenciando a expressão de um gene já existente. O objectivo da engenharia genética é adicionar ou retirar características de seres vivos para benefício do homem.

As técnicas utilizadas incluem a selecção de um gene de um organismo X, o seu isolamento, a sua manipulação, a sua reintrodução no genoma de um organismo Y e finalmente a expressão desse gene na produção de uma nova proteína e consequentemente de uma nova característica no organismo Y que foi genética modificado.

Um dos exemplos mais conhecidos é a modificação genética de bactérias, com a introdução de um gene que permite que essas bactérias produzam insulina humana, uma hormona para tratamento da doença diabetes.

Outro exemplo muito conhecido é a introdução de genes em plantas para que estas adquiram resistência ao ataque de pragas. Algumas plantas podem sofrer graves ataques de pragas quando são cultivadas em regiões propícias para a propagação intensa de alguns insectos. A engenharia genética pode ser utilizada neste caso para introduzir nas plantas um gene de uma bactéria que permite à própria planta produzir toxinas Bt para combater insectos específicos, como as brocas do milho. A única planta geneticamente modificada permitida para cultivo em Portugal e na Europa, o milho Bt MON810, é um desses exemplos.

Clique AQUI para Download do Esquema (em PDF)

Exemplo de uma Técnica de Engenharia Genética de Plantas

——

Fontes das Imagens
1. Human Genome Project Information – U.S. Department of Energy and the National Institutes of Health
2 . Adaptado por CiB de Dean Madden, 1997 in Transgenic Plants – Unit9 – European Iniciative for Biotechnology Education

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s