Nanotecnologia no diagnóstico e tratamento do cancro da próstata

Nanotecnologia no diagnóstico e tratamento
do cancro da próstata

16 Abril 2009 – EurekAlert

Uma equipa da Universidade de Leicester, no Reino Unido, estudou o potencial da nanotecnologia para desenvolver uma estratégia de diagnóstico e terapia em fases precoces do cancro da próstata.

A investigação tem como objectivo utilizar tecnologia de vanguarda no ramo da nanotecnologia, utilizando nanopartículas, com cerca de 5 a 100 nanómetros, no diagnóstico ultra-sensível e no tratamento deste tipo de cancro.

As nanopartículas magnéticas actuam como sondas que surgem e aniquilam células tumorais numa fase precoce de desenvolvimento, sendo este método mais eficiente que os usuais. Esta tecnologia tem como base o desenvolvimento de um novo tipo de nanopartículas que apresentam uma performance 10 vezes superior. Estas partículas têm como alvo receptores existentes na superficie das células tumorais da próstata.

Esta abordagem poderá ser generalizada e aplicada a tipos de cancro agressivos (fígado, mama, cólon) que necessitam de diagnóstico e tratamento precoce para serem tratados.

A implementação com sucesso desta tecnologia poderá proporcionar benefícios sociais importantes para os pacientes (como a redução do número de casos em que é necessário remover a próstata) e redução de custos para os sistemas de saúde.
.

LER MAIS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s