EUA vão financiar investigação sobre células estaminais em embriões

Primeiro rascunho da nova regulamentação
EUA vão financiar investigação sobre células estaminais em embriões

17 Abril 2009 – Público.PT

A Administração Obama vai revelar hoje um primeiro rascunho das regras para financiar com dinheiros públicos federais a investigação sobre células estaminais – apenas os embriões excedentários dos tratados de infertilidade poderão ser usados para fazer experiências.

Segundo o jornal “The Washington Post”, que adianta o conteúdo da regulamentação elaborada pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), não será permitido criar embriões humanos especificamente para investigar doenças e tentar desenvolver tratamentos, para problemas como a diabetes do tipo I. “Há um grande apoio popular para a utilização de embriões excedentários das clínicas de fertilidade, mas o mesmo não acontece com o uso de células estaminais provenientes de outras fontes”, justificou ao jornal Raynard Kington, director interino dos NIH.

Só em Julho será divulgada a versão definitiva da nova regulamentação, que está a ser elaborada em resultado da decisão anunciada pelo Presidente Barack Obama no mês passado, que punha fim às restrições impostas por George W. Bush ao financiamento com dinheiros de Washington deste tipo de investigação (só era financiada investigação com culturas celulares isoladas antes de 9 de Agosto de 2001, que totalizavam 21).

A legislação federal dos Estados Unidos impede a utilização de dinheiro dos impostos para criar ou destruir embriões humanos. Mas é permitido usar fundos privados para esse fim. A restrição da investigação a embriões já criados para tratamentos de infertilidade, e congelados nas clínicas, muitas vezes para serem destruídos, é uma solução de compromisso.

LER MAIS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s