Vacina comestível – Ervilheira contra a doença hemorrágica do coelho

Vacina comestível
Ervilheira contra a doença hemorrágica do coelho

22 Maio 2009 – ISAAA

A doença hemorrágica do coelho é uma doença viral, com elevada taxa de mortalidade, e que atinge as populações de coelhos domésticos e selvagens. Esta doença pode causar graves prejuízos económicos para os produtores destes animais e reduzir seriamente as populações selvagens.

As vacinas contra esta doença incluem a proteína VP60 do vírus que a provoca e são produzidas comercialmente a partir de fígado de coelhos infectados para o efeito. Têm sido publicados alguns estudos sobre a utilização de plantas como sistemas para produção de vacinas contra a doença hemorrágica do coelho. Contudo, até hoje, não se tinha conseguido produzir um sistema vegetal com potência imunogénica suficiente para pôr o levar à prática.

Recentemente, uma equipa de investigadores de institutos científicos do Canadá e da Alemanha desenvolveram ervilheiras que acumulam elevados níveis da proteína imunogénica VP60. O antigene VP60 foi “fundido” com  a subunidade B da toxina da cólera (CTB)  para aumentar a imunogenecidade. Os coelhos imunizados com o componente VP60-CTB, derivado da ervilheira, mostraram anti-corpos específicos VP60, semelhantes às dos coelhos imunizados com as vacinas comercializadas actualmente. Estes coelhos imunizados também sobreviveram.

Este estudo foi publicado na revista científica Plant Biotechnology Journal.

LER MAIS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s