Investigação em porco – Nova fonte de células estaminais pluripotentes

Investigação em porco
Nova fonte de células estaminais pluripotentes

3 Junho 2009 – SiC | BBC

Investigadores chineses obtiveram células estaminais pluripotentes – capazes de se desenvolver em qualquer tipo de tecido corporal – a partir de células de porcos. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Molecular Cell Biology.

O estudo pode ajudar no estabelecimento de modelos para doenças genéticas humanas, na produção de órgãos animais  para transplante em seres humanos e no desenvolvimento de animais resistente a doenças.

Lei Xiao, coordenador do laboratório do Instituto de Bioquímica e Biologia Celular de Xangai, na China, e outros colegas induziram a reprogramação de células pluripotentes da orelha e da medula espinhal de porcos.

A partir da indução de células pluripotentes será mais fácil o desenvolvimento de células estaminais embrionárias originárias de porcos ou de embriões de outros ungulados.

O porco é uma espécie semelhante ao homem na sua estrutura e função, sendo as dimensões dos orgãos muito semelhantes. As células estaminais pluripotentes de porcos serão por isso muito úteis, como por exemplo na produção de exemplares geneticamente modificados para transplantes de órgãos para humanos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s