Plantas transgénicas sem genes estranhos

Plantas transgénicas sem genes estranhos

8 Junho 2009 – SciDev

Investigadores do Centro para a Engenharia do Genoma da Universidade do Minnesota, nos EUA, descobriram uma forma de alterar a sequência genética de plantas de tabaco com caracteristicas desejadas sem a necessidade de introdução de genes com origem noutros seres vivos. O seu trabalho foi publicado na revista Nature.

A equipa de investigadores utilizou enzimas para alterar o DNA das próprias plantas de tabaco de forma a torná-las resistentes a herbicidas. Essas enzimas – conhecidas como “nucleases dedos de zinco” – podem ser utilizadas em genes específicos e em condições laboratoriais para alterarem o DNA de forma a que as plantas apresentem as características pretendidas.

Os investigadores esperam que esta técnica revolucione a forma como as plantas com interesse agrícola serão alteradas geneticamente no futuro.

Daniel Voytas, líder da equipa, explicou que é necessário testar a tecnologia e compará-la com os métodos de transferência de genes utilizados até agora.

A técnica pode tornar-se menos controversa que a modificação genética convencional, uma vez que não envolve transferência de genes de outras espécies.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s