“A um passo” das culturas agrícolas apomicticas

“A um passo” das culturas agrícolas apomicticas

11 Junho 2009 – ISAAA

A agricultura de elevada produtividade, utilizada actualmente, tem como base a utilização de plantas híbridas com as características desejadas para apresentarem elevados rendimentos. Contudo, as sementes produzidas por plantas híbridas dão origem a plantas que não têm as mesmas características dos seus pais e que por isso não apresentam a mesma produtividade elevada).

As sementes produzidas por apomixia (ou seja, por reprodução assexuada ou sem fecundação) são clones da planta mãe e por isso retêm as suas características. A apomixia ocorre naturalmente em mais de 400 espécies de plantas, mas é rara nas culturas importantes como o arroz, o trigo e o milho.

Em todo o mundo, grupos de investigadores têm tentado utilizar a apomixia como ferramenta para criar plantas híbridas. Recentemente, investigadores de grupos de duas instituições francesas e uma austríaca conseguiram grandes avanços no desenvolvimento de culturas apomicticas através da interrupção do processo de meiose das células. A meiose é um meio de divisão de células que produz os gâmetas feminino e masculino. Utilizando a combinação de três mutações genéticas na planta modelo Arabidopsis, a equipa de investigadores criou o genótipo denominado “MiMe” cujo processo de meiose é completamente substituído pelo processo de mitose, ou seja, um processo de divisão assexuada. Contudo, conseguir a apomixia é ainda uma tarefa distante, estando provisto que serão necessários ainda 15 anos até à sua chegada ao mercado.

Este trabalho de investigação foi publicado na revista científica PLoS ONE (Artigo e Resumo). Uma referência ao trabalho pode ser consultado na secção de notícias da revista científica Nature.

LER MAIS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s