BioEnergia – Metagenómica para encontrar novas enzimas que degradam biomassa

BioEnergia
Metagenómica para encontrar novas enzimas que degradam biomassa

18 Junho 2009  – ISAAA | ArgenBio


Uma das dificuldades da produção de etanol celulósico a partir de lignocelulose de biomassa é a fase de sacaraficação, na qual a celulose se degrada em açúcares simples que podem ser utilizados pelas leveduras responsáveis pela fermentação. A celulose é uma cadeia de moléculas de glucose ligadas entre si.  As enzimas que rompem essas ligações são potencialmente úteis para a produção de etanol a partir de biomassa e são geralmente identificadas através de métodos que incluem a cultura de microrganismos em laboratório.

Recentemente surgiu a metagenómica que permite a identificação de genes e enzimas sem a necessidade dessas culturas de microrganismos em laboratório. A metagenómica pode assim ser utilizada para encontrar novos genes e enzimas que podem transformar a biomassa lignocelulósica em açúcares fermentáveis.

Num trabalho recente, investigadores do Laboratório Nacional de Brookhaven, nos EUA, publicaram uma revisão sobre a aplicação da metagenómica na pesquisa de genes relacionados com a produção de biocombustíveis em comunidades microbianas complexas, discutindo as técnicas moleculares a serem utilizadas, o tratamento estatístico dos dados obtidos, as vantagens e limitações desses métodos e as perspectivas futuras das tecnologias metagenómicas. Este artigo de revisão foi publicado na revista científica Biotechnology for Biofuels e tem acesso livre.

LER MAIS aqui e aqui

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s