Células estaminais criadas a partir células de porco

Células estaminais criadas a partir células de porco

26 Junho 2009 – Science Daily

Durante vários anos a atenção focou-se nos benefícios da investigação de células estaminais embrionárias, mas actualmente as terapias potenciais ainda enfrentam sérias dificuldades de implementação. Os efeitos colaterais como o desenvolvimento de tumores, a falta de modelos animais eficientes para teste de terapias a longo prazo e a incompatibilidade genética entre o dador e o receptor são alguns dos problemas que enfrentam os investigadores.

Recentemente, investigadores da Universidade do Missouri, nos EUA, desenvolveram a capacidade de utilizar fibroblastos  (células  dos tecidos conjuntivos responsáveis pela regeneração) de suínos e as transformar em células estaminais, eliminando dessa forma essas dificuldades.

Segundo o responsável por esta investigação do Bond Life Sciences Center, Missouri nos EUA, é importante desenvolver modelos animais adequados para testar estas novas terapias. R. Michael Roberts declarou ainda que a cura com células estaminais está longe de ser uma realidade, mas este estudo em células de porco pode ser um excelente modelo para realizar testes, uma vez que as características deste animal são muito semelhantes às dos seres humanos.

A equipa de investigadores inseriu quatro genes específicos dentro de fibroblastos. Estes genes têm a capacidade de reprogramar os fibroblastos diferenciados de forma que adquiram as propriedades das células estaminais que têm geralmente origem nas células embrionárias, e tal como estas células se diferenciem em muitos tipos de outras células.

LER MAIS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s