Avaliação da EFSA – Milho MIR604 resistente a insectos

Parecer científico e Avaliação da EFSA
Milho MIR604 resistente a insectos

21 Julho 2009 – EFSA

O Painel dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM) da Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) avaliou e publicou um parecer científico sobre a candidatura para a comercialização do milho MIR604 geneticamente modificado – que foi desenvolvido para resistir ao ataque de insectos coleópteros – para a utilização em produtos alimentares e rações, importação e processamento sob a Regulamentação da Comissão Europeia Nº 1829/2003.

O parecer científico publicado pelo Painel dos OGM da EFSA considerou a avaliação da possível utilização deste milho geneticamente modificado para utilização em produtos alimentares e rações, importação e processamento e de todos os seus produtos derivados, excluindo o seu cultivo no espaço da União Europeia. Essa avaliação incluiu a caracterização molecular do DNA inserido no genoma do milho MIR604 e a sua expressão em novas proteínas pelas plantas de milho. Fez-se uma comparação das características agronómicas e a composição relativamente à segurança da expressão dessas novas proteínas e os produtos alimentares e rações foram avaliados relativamente à sua potencial toxicidade, alergenicidade e qualidade nutricional. O Painel dos OGM da EFSA fez também uma avaliação dos impactos ambientais e do plano de monitorização ambiental que deverá ser realizado após o inicio da sua comercialização.

O milho MIR604 foi geneticamente modificado através da inserção de um gene – mCry3A – com origem na bactéria Bacillus thuringiensis subsp. tenebrionis que codifica para a proteína Cry3A que  por sua vez actua como insecticida. Com esta alteração as plantas do milho MIR604 passam a ter a capacidade para resistir aos ataques do insecto coleóptero da espécie  Diabrotica virgifera virgifera e de outras pragas de coleópteros como a espécie Diabrotica barberi.

Este milho apresenta ainda outro gene acupulado ao mCry3A e proveniente da bactéria Escherichia coli. A integração desse segundo gene tem como objectivo a produção pelas células de outra proteína, a enzima FosfoManose Isomerase (PMI). A PMI funciona como marcador molecular de selecção, ou seja, permite verificar o sucesso da incorporação dos genes no genoma das células geneticamente modificadas – ver mais informações sobre PMI no final do texto*.

O Painel de OGM da EFSA considerou que a caracterização molecular do DNA inserido do milho MIR604 não indicia preocupações de segurança. Baseado nos resultados de uma análise de comparação de amostras representativas de diferentes ambientes e épocas de cultura, concluiu que o milho MIR604 apresenta composição, fenótipo e características agronómicas equivalentes aos tipos de milho convencional seus homólogos, com excepção das características introduzidas.

Vários estudos utilizando metodologias  in-vitro,  in-vivo e ferramentas bioinformáticas  exploraram as características funcionais e o potencial de toxicidade e alergenicidade da proteína PMI expressa pelo MIR604 e concluiu-se que não há indícios que a PMI provoca situações de toxicidade ou alergenicidade.

Após a avaliação de toda a informação disponível, o Painel dos OGMs da EFSA considera que o milho MIR604 é tão seguro como os tipos de milho convencional seus homólogos relativamente a potenciais efeitos para a saúde humana e animal e para o ambiente. A EFSA concluiu assim que é improvável que o milho MIR604 tenha efeitos adversos para a saúde humana, animal e para o ambiente no contexto da utilização requerida na candidatura à utilização do MIR604.

LER MAIS

—————–

*A PMI permite às células utilizarem o açúcar metabólico manose como fonte de energia, o que sem a introdução do gene não seria possível. Colocando as células  em meio de cultura com manose, verifica-se se os genes foram incorporados no caso de as células processarem esse açúcar em fructose.  Se a manose for processada então a incorporação dos genes foi conseguida e a modificação genética das células teve sucesso.

—————–

Consultar mais informações
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s