Português descobre gene crucial para transformar células adultas em estaminais embrionárias

Publicado na Cell
Português descobre gene crucial
para transformar células adultas em estaminais embrionárias

20 Agosto 2009 – Público.PT | WellcomeTrust

José Silva anda às voltas com o mesmo gene há cinco anos e agora descobriu como esse gene consegue fazer com que células adultas, perfeitamente diferenciadas como as da pele, regressem a um passado distante – à fase de células estaminais embrionárias.

O biólogo português, 35 anos, do Centro para a Investigação de Células Estaminais da Universidade de Cambridge, Inglaterra, publicou os resultados da sua investigação na importante revista internacional, a Cell.

O gene alvo de tantas atenções é o Nanog, que, em gaélico, remete para a expressão “terra dos sempre jovens”. Foi descoberto em 2003, por outro cientista, e no ano seguinte José Silva começou a dedicar-lhe atenção.

O que tem para contar inclui vários tipos de células. Ao contrário das células adultas, que já se diferenciaram, tornando-se pele ou coração, por exemplo, as estaminais dos embriões originam todos os tipos de células (mais de 200) de um organismo. Por essa razão, os investigadores querem compreender tudo sobre elas, para depois as transformar em qualquer tipo de célula e dessa forma possibilitar o tratamento das mais variadas doenças, como a Parkinson, Alzheimer ou diabetes.

Se a obtenção dessas células puder evitar a criação e destruição de embriões – produzindo estaminais a partir de células adultas –, contorna-se uma série de problemas éticos. Mais: podem-se gerar células compatíveis com qualquer doente a partir de células do seu corpo.

LER MAIS AQUI e AQUI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s