Antecipar a percepção de riscos e benefícios da nanotecnologia

Antecipar a Percepção de Riscos e Benefícios
da Nanotecnologia

20 Setembro 2009 – Nature Nanotechnology

Um grupo de investigadores da área das ciências sociais e da comunicação da Universidade de British Columbia (Canadá) e da Universidade de Califórnia (EUA) realizaram um estudo para compreender a evolução da percepção sobre nanomateriais, uma vez que é essencial que os responsáveis pela regulamentação desta área tecnológica estejam sensibilizados para essa percepção pela sociedade.

A equipa realizou um série de inquéritos para estudar a percepção do público sobre os riscos e os benefícios da nanotecnologia. O estudo foi publicado na revista Nature Nanotechnology e consiste numa meta-análise para avaliar quatro hipóteses colocadas estudos em anteriores sobre novas tecnologias. As hipóteses colocadas foram:

a. A aversão ao risco prevalecerá mesmo depois do reconhecimento dos benefícios;
b. Um aumento do conhecimento não irá resultar na redução da aversão aos riscos;
c. Os juízos serão maleáveis e sujeitos à persuasão dada pela informação centrada no risco;
d. Os indicadores relacionados com contexto, atitudes e psicometria sobre a percepção de risco  que foram utilizados em estudos anteriores podem ajudar a antecipar as percepções futuras sobre nanotecnologia.

Descobriu-se que metade dos inquiridos tem alguma familiaridade com o tema e apenas um em três inquiridos percepcionam  maiores riscos do que benefícios. Contudo, 44% dos inquiridos não tem a certeza, o que sugere que as opiniões sobre os riscos são altamente maleáveis.

As percepções sobre nanotecnologia parecem também contradizer algum do conhecimento pré-estabelecido em estudos anteriores. Em particular, a não familiaridade com a nanotecnologia não é, ao contrário das expectativas,  acentuadamente associada com a aversão a riscos.

LER MAIS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s