Maravilhoso labirinto da evolução do milho

Maravilhoso labirinto da evolução do milho
– Estudo da domesticação do milho
pode ajudar a melhorar a produtividade das culturas

2 Outubro 2009 – Eurekalert! | ScienceDaily

A compreensão da evolução e domesticação do milho tem sido o Santo Graal para muitos investigadores. Sendo uma das culturas mais importantes ao nível mundial e uma cultura que tem formas muito diferentes nas variedades selvagens e nas variedades domesticadas, como resultado de milhares de anos de melhoramento por parte do homem, a compreensão da forma como o milho evoluiu tem muitos benefícios práticos e pode ajudar a melhorar ainda mais a produtividade nos campos agrícolas em todo o planeta.

Uma equipa de investigadores publicou um artigo na revista American Journal of Botany onde relatam a comparação do desenvolvimento do milho desde a planta ancestral (teosinto) até às variedades existentes actualmente. Esta investigação invalida alguns dos maiores equívocos e falsas crenças sobre a domesticação do milho, uma vez que, inesperadamente, muitas características observadas no desenvolvimento celular do grão de milho que eram geralmente atribuídas ao processo de domesticação foram observadas no desenvolvimento de grãos de teosinto ao longo do trabalho de investigação.

Apesar de o grão de teosinto ser morfologicamente tão diferente do grão de milho, o seu interior não é, esclareceu a responsável pela equipa de investigadores, Marina Dermastia.

LER MAIS AQUIAQUI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s