Nanotransporte de Fármacos para Locais Específicos e Sem Efeitos Colaterais

Nanotransporte de Fármacos para Locais Específicos e Sem Efeitos Colaterais

8 Outubro 2009 – Science Daily

A bioengenharia pode ser utilizada para produzir nanopartículas que transportam fármacos para locais muito específicos do organismo para fornecer tratamentos com efeitos mais rápidos e sem provocar efeitos colaterais indesejáveis.

Segundo Frank Alexis, da Universidade de Clemenson (EUA), uma das questões mais importantes da medicina é o transporte eficiente de fármacos aos locais específicos onde são necessários e não permitir que essas drogas se desintegrem ao circularem através do organismo. Uma forma de melhorar esse transporte é colocar os fármacos dentro de um “envelope” protector durante a viagem até ao alvo.

Os envelopes que o investigador está a estudar são nanopartículas que funcionam como um “M&M” ou  um “Smartie”, ou seja, como camadas exteriores que envolvem e protegem os compostos que estão no interior. O objectivo é semelhante aquele tipo de chocolates: “derreter” no local certo.

A nanotecnologia funciona ao nível molecular. Envolve engenharia de materiais em escalas muito pequenas cujos resultados só podem ser vistos através de microscópios electrónicos ou atómicos. Os nano-engenheiros utilizam a vantagem das forças naturais – cargas eléctricas positivas e negativas, a atracção e a repulsão e a textura de superfícies – para auto-conjugar diferentes materiais.

Segundo Alexis, as nanopartículas podem ser alteradas de muitas formas. Podem ser ligadas de forma a tornarem-se duráveis e estáveis. Podem ser encaixadas como uma chave numa fechadura, de forma a selar a entrada a determinadas células, tecidos e orgãos. Alguns fármacos não são absorvidos devido às suas propriedades físicas e químicas.

LER MAIS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s