Sequenciação do genoma de Lactobacilo e importância para os Probióticos

Sequenciação do genoma de Lactobacilo e importância para os Probióticos

8 Outubro 2009 – ArgenBio

Uma equipa internacional de investigadores conseguiu completar a sequenciação do genoma do bacilo Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®), um dos principais probióticos utilizados pela industria alimentar e na investigação académica.

Os alimentos funcionais pertencem ao grupo de produtos da industria alimentar que está em rápido crescimento, incluindo os produtos lácteos que contêm probióticos, ou seja, algumas bactérias que ajudam a promover a saúde.

O bacilo Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®) é o probiótico mais estudado e mais utilizado até hoje, tendo sido recentemente sequenciado com sucesso por uma equipa de investigadores, liderada por um grupo do Instituto de Biotecnologia e pelo Departamento de Ciências Veterinárias da Universidade de Helsínquia, na Finlândia. Os resultados foram publicados na revista PNAS – Proceedings of the National Academy of Sciences e fornecem informação sobre a origem dos mecanismos probióticos que serão essenciais para a produção de uma nova geração de novos produtos alimentares.

A equipa de investigadores demonstrou que existe uma estrutura proteica específica fundamental para que este lactobacilo se associe a uma mucosa intestinal de forma a produzir efeitos benéficos na resposta do sistema imunitário.

LER MAIS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s