Células Estaminais mais Eficientes na Regeneração de Tecidos Vasculares

Células Estaminais mais Eficientes na Regeneração de Tecidos Vasculares

11 Outubro 2009 – Science Daily

Investigadores do MIT (EUA) publicaram um artigo na revista PNAS – Proceedings of the National Academy of Sciences onde descrevem os resultados do desenvolvimento de células estaminais com capacidade para regenerar tecidos vasculares (como veias e artérias) através da introdução, no seu genoma, de  genes que promovem a produção extra de factores de crescimento (ou seja, compostos que estimulam o crescimento dos tecidos). Esta investigação foi realizada em ratinhos de laboratório e descobriu-se que aquelas células estaminais conseguem produzir vasos sanguíneos nas proximidades dos locais danificados, permitindo que os tecidos sobrevivam.

As células estaminais retêm um grande potencial para promover a regeneração de tecidos. Contudo, outras abordagens semelhantes têm apresentado limitações, porque as células estaminais não produzem factores de crescimento em quantidade suficiente depois do transplante. Os investigadores podem utilizar estas células estaminais geneticamente modificadas para tratar a morte de tecidos cuja causa tenha sido o bloqueio da circulação sanguínea, ou outro tipo de obstrução, e também podem ser usadas no fornecimento de sangue a tecidos produzidos artificialmente.

Depois da removerem células estaminais da medula óssea de ratinho, os investigadores usaram nanopartículas especialmente desenvolvidas para o efeito com o objectivo de transportarem o gene que codifica para o factor de crescimento VEGF. As células estaminais são depois implantadas nas áreas circundantes do tecido danificado. Segundo os investigadores estas nanopartículas em particular parecem ser mais seguras do que os vírus que são utilizados geralmente para transportarem o gene.

LER MAIS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s