Investigação em Genómica de Oliveira prevê Inovação para Viveiristas

Investigação em Genómica de Oliveira prevê Inovação para Viveiristas

21 Outubro 2009 – ResearchCafe

A novidade da abordagem de um projecto da Universidade de Évora pretende tornar a propagação vegetal de oliveira mais eficaz com a ajuda da Biologia Molecular. Esse projecto foi recentemente apresentado em conferências internacionais na Itália e em Portugal e atraiu a atenção da comunidade científica e tecnológica ligada à oliveira.

A partir desse projecto criou-se uma cooperação bilateral da UE com um grupo da Tunísia. A Cátedra EU Marie Curie recebe os investigadores da Tunísia em Outubro para a participação neste projecto inovador.

Este grupo está a organizar o próximo evento internacional, “Olivebioteq2009”, em Sfax, Tunísia, e convidou a coordenadora do projecto, a investigadora, Birgit Arnholdt-Schmitt, para ser membro do comité científico do evento internacional.

As árvores de oliveira são normalmente propagadas pelos cortes de estacas tratadas com hormonas que induzem o crescimento de raízes adventícias na base das estacas. Após o desenvolvimento de raízes num substrato, as plantas podem ser transplantadas para terra e crescer em condições de campo originando novas árvores. Todo este processo parece fácil. Mas para os viveiristas de oliveira há um problema: a facilidade de enraizar depende do genoma da árvore. Infelizmente, muitas vezes uma cultivar que tem um grande valor para a produção de oliveira com alta qualidade, como o cultivar português “Galega vulgar”, não tem uma boa capacidade genética de enraizar com facilidade.

LER MAIS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s