Gestão adequada da resistência de insectos a culturas Bt

Gestão adequada da resistência de insectos
a culturas Bt

27 Novembro 2009 – ISAAA

Actualmente, existe conhecimento que permite prever, monitorizar e gerir a resistência de insectos às culturas Bt, que produzir uma ou mais proteínas que lhes permite ter resistência ao ataque de pragas.

Esta foi uma conclusão de um estudo publicado na revista Journal of Economic Entomology que faz uma análise de dados de cinco continentes relativo à resistência de insectos às culturas Bt.

O autor principal, Bruce E. Tabashnik, declarou que a resistência não é algo de que se deva ter medo, mas uma ocorrência já esperada que pode ser gerida se for compreendida. Dezenas de estudos de monitorização sobre a forma como as pragas respondem às culturas Bt têm originado a produção de dados que mostram que a resistência apareceu em poucas populações de pragas, mas não na maioria.

A análise sistemática dos dados permitiu a compreensão de quais os factores que promovem a aceleração da resistência dos insectos. Com este conhecimento é possível prever com maior eficiência o aparecimento de resistências.

Os autores apresentaram, entre outras, as seguintes conclusões:

  • A utilização de zonas de refúgio (ou seja, a produção de culturas convencionais em redor nas culturas Bt) pode reduzir a evolução da resistência dos insectos, devido ao acasalamento de insectos resistentes com insectos não resistentes, resultando desse cruzamento uma prole não resistente.
  • As culturas que incorporam dois ou mais genes para produzirem duas ou mais toxinas Bt são mais eficientes no controlo da resistência dos insectos do que as culturas que incorporam apenas um gene para produzirem um única tóxina Bt.

LER MAIS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s