Estudo económico reconhece os benefícios dos transgénicos

Estudo económico reconhece os benefícios dos transgénicos

21 Dezembro 2009 – Antama

O investigador Martín Quaim, do Departamento de Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural da Universidade de Goettingen (Alemanha) realizou um estudo de análise do estado do conhecimento económico sobre a utilização de organismos geneticamente modificados (OGMs) na agricultura. Esse estudo indica que as culturas de OGMs promovem elevados benefícios para produtores e consumidores e que esses benefícios são mais importantes nos países em desenvolvimento.  Para além disso, o estudo indica a existência de impactos positivos dessas culturas no meio ambiente e para o ser humano. A diminuição dos recursos naturais e o aumento da necessidade de produtos agrícolas fazem com que as culturas transgénicas venham a desempenhar um papel fundamental para enfrentar essas dificuldades. Estas culturas podem contribuir muito para a segurança alimentar, assim como para o desenvolvimento sustentável ao nível global.

Apesar dos benefícios desta tecnologia, o seu desenvolvimento está ameaçado pela extrema exigência regulamentar, provocando custos custos demasiado elevados quando comparados com os benefícios.

Este estudo, publicado na revista  Annual Review of Resource Economics, indica a necessidade de investigação pública e de apoio institucional de forma complementar ao esforço privado para o desenvolvimento destes produtos.

Download do artigo

The Economics of Genetically Modified Crops

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s