Celulose na construção de vasos sanguíneos artificiais

Celulose na construção de vasos sanguíneos artificiais

21 Janeiro 2010 – Biotec-Zone

Investigadores da Universidade de Gotemburgo (Suécia), descobriram que a celulose produzida por uma bactéria poderá, futuramente, ser usada para construir vasos sanguíneos artificiais. Este novo material possui a vantagem de ter um risco menor de formar coágulos sanguíneos comparativamente aos materiais sintéticos usados actualmente nas cirurgias.

A celulose é produzida por uma bactéria, a Acetobacter xylinum, e é forte o suficiente para suportar a pressão arterial, funcionando em sintonia com o tecido natural do corpo. Uma vez que os vasos sanguíneos naturais têm um revestimento interno de células que garantem que o sangue não coagule, esta equipa de investigadores modificou a celulose bacteriana a fim de que estas células aderissem melhor a ela, criando um novo método que permite aumentar o número de células que crescem na celulose sem alterar a sua estrutura.

Este novo tratamento poderá ter no futuro um grande interesse a nível médico, como por exemplo, em casos de enfarte do miocárdio em que uma artéria coronária em redor do coração fica obstruída. A solução é efectuar uma operação bypass que servirá como atalho para desviar o sangue ao redor da artéria endurecida e restabelecer a circulação sanguínea nesse local. Esse atalho pode ser obtido por uma parte de uma veia de uma zona do corpo do doente (como por ex. da perna) ou, quando o indivíduo já não tem vasos sanguíneos adequados, opta-se por um vaso sanguíneo artificial, que pode ser obtido por este método inovador.

LER MAIS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s