Mosquitos GM 100% resistentes à malária

Mosquitos GM 100% resistentes à malária

16 Julho 2010 – Biotec-Zone | PopSci

Investigadores da Universidade de Arizona criaram com sucesso mosquitos Geneticamente Modificados (GM) que são 100 por cento resistentes ao parasita da malária. Este mosquito é incapaz de infectar seres humanos com malária.

Durante anos, os investigadores têm tentado tornar os mosquitos imunes ao parasita da malária que transporta um organismo unicelular designado Plasmodium. Mas as tentativas anteriores só conseguiram destruir aproximadamente 97 por cento dos parasitas da malária em corpos de mosquitos. A diferença entre 97 e 100 por cento pode parecer insignificante, mas Michael Riehle, que liderou o novo estudo, diz que 3 por cento representa a diferença entre o sucesso e o fracasso: “Se deseja parar eficazmente a disseminação do parasita da malária, você precisa de mosquitos que são nada menos do que 100 por cento resistente a ele”, afirmou.

No estudo, publicado na revista Public Library of Science Pathogens, a equipa de Riehle projectou uma parte de informação genética que se insere no genoma de um mosquito. Quando os investigadores alimentaram os mosquitos geneticamente modificados de sangue infestado pela malária, os parasitas Plasmodium não infectaram um único animal em estudo. E uma vez que a molécula anti-malária é injectada em ovos do mosquito, a próxima geração, em seguida, carrega os genes alterados que irá passar para as gerações futuras.

LER mais Aqui e Aqui

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s