Nature: Proposta para alterações na regulamentação dos alimentos transgénicos

Artigo de Opinião na Nature

Proposta para alterações na regulamentação
dos alimentos transgénicos

13 Agosto 2010 – CiB Brasil

Segundo o autor, Ingo Potrykus, legislações com exigências injustificadas impedem que as culturas geneticamente modificadas salvem milhões de pessoas.

Um artigo publicado na revista científica Nature traz a análise do director do projeto Golden Rice Humanitarian, Ingo Potrykus, sobre a regulamentação mundial dos produtos geneticamente modificados (GM). Potrykus, em parceria com Peter Beyer, foi um dos inventores da tecnologia do arroz dourado (variedade transgénica que produz o nutriente betacaroteno, que é convertido em Vitamina A no organismo humano e que não está presente no arroz convencional). A deficiência de Vitamina A afeta principalmente a visão, podendo levar à cegueira.

Segundo o artigo, as culturas geneticamente modificadas podem salvar milhões de pessoas da fome e da desnutrição, se antes se conseguirem livrar do excesso de regulamentação. “O Arroz Dourado já está pronto desde 1999, mas só deve chegar ao mercado em 2012”, afirma Potrykus. Para o investigador, esta situação deve-se à legislação excessivamente rigorosa dos produtos GM. O mesmo não acontece com novas plantas obtidas através de métodos tradicionais de cultivo, embora também tenham seu genoma modificado.

LER mais

Ler artigo na Nature

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s