Córneas biossintéticas restauram visão

Córneas biossintéticas restauram visão
4 Setembro 2010 – Biotec-Zone | PopSci

Uma córnea artificial pode ser integrada num olho humano e regenerar o tecido nervoso para restaurar a visão.

Um estudo realizado no Otawa Hospital Research Institute, no Canadá, demonstrou que um material fabricado artificialmente pode ajudar a regenerar o tecido de um olho danificado. Esta investigação poderá ajudar milhões de pessoas em todo o mundo e substituir o transplante de córnea, procedimento mais utilizado actualmente. Este procedimento poderá no futuro tornar-se um tratamento eficiente.

Para já, envolveu dez pacientes suecos com graves cicatrizes corneanas aos quais foi removido o tecido danificado da córnea do olho, tendo sido substituído por uma córnea biossintética construída a partir de colágenio humano recombinante. A visão melhorou em seis pacientes, permaneceu inalterada em dois e diminuiu em outros dois.

Durante os dois anos seguintes ao implante, as células e os nervos das córneas dos próprios pacientes, cuja visão melhorou, cresceram. Nesses casos observou-se a regeneração da córnea. Os nervos que tinham sido cortados durante a cirurgia desenvolveram-se novamente e as córneas híbridas mostraram-se saudáveis. Outra vantagem foi o facto de os pacientes não necessitarem de qualquer químico de imunossupressão, ao contrário do que acontece na maioria dos transplantes.

LER mais Aqui e Aqui

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s