Nova técnica de sequenciação de DNA

Nova técnica de sequenciação de DNA

6 Setembro 2010 – Inovação Tecnológica

Investigadores desenvolveram uma nova técnica que poderá revolucionar o sequenciamento genético, tornando-o mais fáci, mais rápido e mais barato.

Colocaram uma camada de grafeno (camada única de átomos de carbono) sobre um chip de silício e furaram o grafeno para criarem nanoporos.

Ao passarem moléculas individuais de DNA por cada nanoporto, o chip conseguiu acompanhar o movimento do DNA com grande precisão.

Os investigadores demonstraram que as moléculas de DNA em solução aquosa podem ser puxadas pelo nanoporo de grafeno e que cada molécula pode ser detectada à medida que passa através dos nanoporos.

A técnica de detecção é muito simples: o grafeno funciona como uma membrana que separa duas câmaras contendo um eletrólito. Quando uma tensão elétrica é aplicada, os iões na solução começam a fluir através do nanoporo, gerando uma corrente elétrica.

Essa corrente diminui quando uma molécula de DNA entra no nanoporo e bloqueia parcialmente o fluxo de iões. Cada molécula de DNA que desliza através do nanoporo é assim detectada.

Como as quatro bases do DNA bloqueiam a corrente elétrica de forma diferente, a espessura do grafeno permite distinguir as diferentes bases, permitindo a sequenciação do DNA.

LER mais

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s