Benefícios associados ao Milho Transgénico

Artigo e Relatório na Science
em Perspectivas em Biologia das Plantas
– Benefícios Associados ao Milho Transgénicco –

8 Outubro 2010 – Science

As culturas geneticamente modificadas representam uma das tecnologias mais controversas e mais rapidamente adoptadas na história da agricultura. A primeira sementeira comercial ocorreui em 1996. Em 2009 foram cultivados 135 milhões ha de solo em 25 países.

Para reduzir a utilização de insecticidas foram geneticamente modificadas algumas variedades de plantas de milho e de algodão  para produzirem proteínas insecticidas que derivam da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), bactéria comum nos solos. Estas toxinas Bt aniquilam algumas das pragas de insectos mais devastadoras, mas ao contrário dos insecticidas de largo espectro, estas toxinas têm efeito muito específico nessas pragas e muito reduzido ou não tendo efeito sobre os outros organismos vivos, incluindo as pessoas.

O conhecimento de que muitas pragas  desenvolvem rapidamente resistência aos insecticidas, aumenta as preocupações com a sua adaptação e consequente redução da eficácia das culturas Bt e redução dos seus benefícios associados para o ambiente, a economia e a saúde.

Os autores do artigo da Science discutem algumas destas preocupações, apresentando um importante estudo de caso, através do qual se verifica que o milho Bt se mantém eficiente contra a maior parte das pragas há mais de uma década, o que se traduz em milhares de milhões de dólares de benefícios estimados para os agricultores das regiões cento-oeste dos Estados Unidos da América.

 

Artigo na Science
PERSPECTIVES PLANT SCIENCE: Communal Benefits of Transgenic Corn

Relatório na Science
REPORTS: Areawide Suppression of European Corn Borer with Bt Maize Reaps Savings to Non-Bt Maize Growers

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s