Eurobarómetro – Europeus e Biotecnologia 2010

 

Eurobarómetro
Europeus e Biotecnologia 2010

11 Novembro 2010 – Comissão Europeia

 

Sondagem à escala europeia revela apoio do público à inovação responsável em biotecnologia.

O inquérito Eurobarómetro 2010 indica que os Europeus estão optimistas em relação à biotecnologia. Dos inquiridos, 53% acreditam que vai ter um efeito positivo no futuro e apenas 20% se inclinam para um efeito negativo.

O inquérito revela importantes lacunas de conhecimento, apontando a necessidade de mais comunicação: na sua maioria, os inquiridos nunca ouviram falar de alguns domínios, como a nanotecnologia (55%), os biobancos (67%) e a biologia sintética (83%), ao mesmo tempo que, em relação a outros domínios, como os produtos alimentares geneticamente modificados, persistem o cepticismo e a preocupação.

Este Eurobarómetro, realizado em 2010, é o sétimo de uma série iniciada em 1991 e baseia-se em amostras representativas de 32 países europeus.

A Comissária Europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, declarou que este inquérito indica que:

1. Os Europeus têm uma posição maioritariamente positiva acerca da biotecnologia, emboramantenham dúvidas quanto a algumas questões.

2. Muitos cidadãos sentem falta de informação de base sobre aspectos importantes da biotecnologia, pelo que temos pela frente um grande desafio em termos de comunicação.

3. Todas as decisões em matéria de biotecnologia devem basear-se em dados científicos sólidos, e considerar factores no domínio da ética, da saúde e do ambiente: não nos podemos deixar conduzir por reacções emocionais ou por considerações comerciais a curto prazo.

A biotecnologia pode dar um contributo enorme para os objectivos da estratégia Europa 2020 relativos a crescimento sustentável e melhor saúde e qualidade de vida, pelo que continuará a ser uma área fundamental de investigação no âmbito dos programas-quadro da União Europeia.»

O relatório, o resumo, os dados e os resultados estatísticos e as fichas específicas de cada país podem ser consultados através dos links em baixo:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s