BioNanotecnologia no desenvolvimento de fármacos: Da ficção científica para a investigação de ponta

 

BioNanotecnologia no desenvolvimento de fármacos:
Da ficção científica para a investigação de ponta

1 Abril 2011

Um grupo de investigação interdisciplinar da Universidade de Copenhaga, Dinamarca, descobriu um novo método para desenvolver fármacos baseado em investigação bionanotecnológica.

Há quatro anos, a coordenadora do projecto, Karen Martinez, idealizou um método para desenvolver novos fármacos e conseguiu com a sua equipa do Centro de NanoCiências passar da ideia à prática, combinando nanomateriais com tecnologias usadas tradicionalmente em aparelhos electrónicos aplicados em células vivas.

As células têm a capacidade de se desenvolverem sobre uma carpete de nanofios semicondutores, chamadas nanofios. Os investigadores desenvolveram um método que possibilita observar o funcionamento das células quando são colocadas nessas carpetes de nanofios. Segundo Karen Martinez, a técnica tem grande potencial para ser utilizada em laboratórios dentro de alguns anos para, por exemplo, testar novos fármacos para doenças neurológicas, cancro e doenças cardíacas.

Com esta descoberta este grupo de investigação encontra-se actualmente no top da investigação internacional, a par com grupos de Harvard (EUA), Berkeley (EUA) e Lund (Suécia).

Ler mais

 

Via EurekAlert

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s