Trigo transgénico para celíacos

Trigo transgénico apto para celíacos

Investigadores espanhóis e noruegueses conseguiram produzir uma nova variedade de trigo melhorada com o objectivo de permitir servir de alimento às pessoas celíacas.

Através de tecnologias de engenharia genética este tipo de trigo não produz as proteínas gliadinas e gluteninas que provocam respostas alérgicas nos celíacos.

Os resultados dos primeiros ensaios são muito esclarecedores, segundo a equipa de investigação, sendo que a maior parte dos resultados mostram que a reactividade das gliadinas foi reduzida a 90-95% e em alguns casos não houve reacção alérgica.

Uma pequena parte dos celíacos não pode consumir glúten e a maioria pode ingerir até 100 mg de glúten por dia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, um alimento isento de glúten é todo aquele que contenha um máximo de 20 miligramas por quilo (mg/kg) de glúten. Este novo trigo geneticamente modificado permitirá valores de 40 a 50 mg/kg.

O desenvolvimento desta variedade de trigo teve origem num estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)

La patente derivada de este estudio, publicado por la revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), ya ha sido adquirida por una compañía inglesa.

12 Abril  2011 – via Cultura Biotec

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s