Nova forma de produzir células estaminais embrionárias humanas

Novas formas de produzir células estaminais
embrionárias humanas

The Scientist – 5 Outubro 2011

Uma equipa de investigadores descobriu uma nova forma de produzir células estaminais embrionárias a partir dos genes do próprio paciente, o que poderá evitar a utilização deste tipo de células geradas a partir de embriões humanos, cuja utilização levanta importantes questões éticas.

Nesta investigação, foram produzidas, pela primeira vez,  células estaminais embrionárias pluripotentes em seres humanos através da tecnologia da transferência nuclear somática. Esta tecnologia permite a transferência de um núcleo de uma célula  somática de um paciente (ou seja, que é a denominação para qualquer tipo de célula humana, com excepção das células envolvidas na reprodução) para  um óvulo, do qual foi retirado o seu núcleo. A fusão do núcleo da célula somática com esse óvulo dá origem a uma célula que se multiplica noutras células, originando um embrião. Desse embrião podem ser retiradas células estaminais embrionárias com material genético do próprio paciente a serem utilizadas em tratamentos que sejam necessários, tais como transplante de pele e outros orgãos ou noutras terapêuticas para doenças degenerativas.

Este método tem vantagens sobre o método utilizado hoje em dia para obter células estaminais embrionárias que utiliza células de embriões excedentários de tratamentos de fertilização in vitro, o que levanta muitas questões éticas, pois a utilização desses embriões originará a sua morte.

Os resultados desta investigação foram publicados na revista científica  Nature.

Ler mais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s