Correcção – Novas modificações em toxinas Bt eficazes contra pragas de insectos

(Correcção a post anterior)


Novas modificações em toxinas Bt eficazes contra pragas de insectos

4 Novembro 2011 – SciDev

Novas modificações na toxina produzida pela bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) poderiam ajudar a combater pragas que  desenvolvem resistência a toxinas Bt utilizadas convencionalmente, revela um estudo de investigação publicado na revista Nature Biotechnology  por uma equipa de investigadores da Universidade Nacional Autónoma do México.

As toxinas Bt funcionam como um insecticida biológico utilizado através de aspersão para controlar diferentes insectos que afectam culturas agrícolas. Para além disso, criaram-se plantas transgénicas que produzem toxinas Bt e que dessa forma se auto protegem  contra os insectos que se tentam alimentar delas.

Os casos de pragas resistentes às toxinas Bt são isolados e actualmente tenta-se criar toxinas modificadas para evitar que no futuro esta situação se torne um problema.

Os investigadores testaram a toxicidade das novas toxinas Bt produzidas em nove variedades de culturas (milho, repolho, brócolos e rabanete) resistentes ao Bt. Em seis dessas variedades, a toxicidade das novas toxinas Bt chegou a ser 350 vezes maior do que as toxinas convencionais.  Nas outras três variedades o nível de toxicidade foi semelhante ao das toxinas convencionais.

Jorge Ibarra, especialista em bioinsecticidas do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional – Unidade Irapuato, no México, comentou que a adaptação das pragas a toxinas Bt não significa um problema para as culturas, porque apenas existe uma praga que demonstrou ter resistência em condições de campo. Existe uma reduzida possibilidade de, uma praga desenvolver resistência a uma variante da toxina Bt, mas essa possibilidade existe, disse o investigador ao SciDev.net, e por isso é conveniente prever esse fenmeno e ter alternativas desenvolvidas para se chegar a ocorrer. É nesse aspecto que este estudo é importante.

Ler mais

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s