Células estaminais na recuperação de ataques cardíacos

Células estaminais na recuperação de ataques cardíacos

14 Novembro 2011 – New Scientist | ABC.es

Uma experiência com 16 pacientes que tiveram ataques cardíacos recentes mostrou que a injecção de células estaminais dos próprios corações lesionados pode melhorar a função cardíaca.

A equipa de investigadores utilizou essas células estaminais, multiplicou-as em laboratório e depois injectou-as no coração dos pacientes que tinham sofrido uma redução de sangue bombeado pelos ventrículos. Verificou depois que o coração se reparou a si mesmo através do desenvolvimento dessas células estaminais. Um ano depois do tratamento, o funcionamento cardíaco manteve-se.

O estudo está em fase I de ensaios clínicos e estes resultados só podem ser utilizados para confirmar a segurança do tratamento. Contudo, o investigador Michael Schneider do Imperial College de Londres considerou o trabalho extraordinário em termos de rigor e fundamentos científicos, sendo prometedor ao nível de futuros tratamentos.

Foi a primeira vez que se demonstrou o sucesso de uma terapia celular a longo prazo. O trabalho foi realizado por investigadores da Universidade de Louisville, Kentucky (EUA), e foi publicado na revista científica médica The Lancet.

Ler mais em New Scientist e ABC.es

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s