Plantas transgénicas – Desenvolvimento demora 13 anos e 100 milhões de euros

Plantas transgénicas
Desenvolvimento demora em média 13 anos e 100 milhões de euros

17 Novembro 2011 – ChileBio | FEBiotec | Antama

Uma das questões habituais do debate sobre o cultivo de plantas geneticamente modificadas é que são controladas por um pequeno grupo de empresas multinacionais. Contudo, apenas as maiores empresas de melhoramento de sementes do mundo têm capacidade financeira para o conseguir fazer. O processo de desenvolvimento de uma nova planta transgénica implica muitos anos de trabalho e elevadas quantias de dinheiro investido.

Desde a descoberta de um gene e da sua função em laboratório, passando pelos ensaios de campo de plantas geneticamente modificadas com esse gene, até à fase de cumprimento de todos os requisitos regulamentares e de legislação – que garantem a biossegurança ambiental e a segurança para a saúde humana e animal -, o investimento feito envolve 13 anos de trabalho e em média 100 milhões de euros. Um quarto desse valor – 25 milhões de euros – é dedicado apenas às questões de regulamentação e aprovação de cada nova planta transgénica e actualmente esses procedimentos demoram em média cinco anos e meio (36,7% do total do tempo investido).

Custo de cada nova planta transgénica (em dólares e percentagens)

Estes dados foram publicados num novo estudo realizado pela Philipps McDougall para a CropLife International. O estudo baseou-se em variedades geneticamente modificadas consideradas culturas básicas e que tiveram aprovação para cultivo em pelo menos cinco países.

Philipps McDougall é uma associação que faz trabalho de consultoria independente sobre questões relacionadas com a indústria agroquímica e agrobiotecnologia.

Download do Relatório

The cost and time involved in the discovery,
development and authorisation
of a new plant biotechnology derived trait

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s