Transgénicos – 16,7 milhões de agricultores cultivaram mais 8% em 2011

Culturas Transgénicas no Mundo
16,7 milhões de agricultores cultivaram mais 8% em 2011

7 Fevereiro 2012 – CiB Portugal | ISAAA

Em 2011, foram cultivados 160 milhões ha de solo com culturas geneticamente modificadas em 29 países, o que significa um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

Estes dados foram publicados no relatório anual do International Service for the Acquisition of Agri-Biotech Applications (ISAAA) sobre a comercialização de culturas transgénicas ao nível global.

Um total de 16,7 milhões de agricultores usufruiu das vantagens da tecnologia da engenharia genética de plantas e noventa por cento desses agricultores habitam em países em desenvolvimento.

Os 19 países em desenvolvimento que utilizaram variedades transgénicas duplicaram a área cultivada e produziram quase 50% de todas as culturas geneticamente modificadas ao nível global em 2011. Dos 10 países industrializado utilizadores destas culturas, nove cultivaram mais de dois milhões de hectares. Nesses 10 países habita mais de 60% da população mundial (cerca de quatro mil milhões de pessoas).

Os Estados Unidos da América lideraram com um total de 69 milhões ha, seguido do Brasil com 30,3 milhões ha. O Brasil aumentou a sua área em 19% em relação ao ano anterior – já em 2010 tinha crescido 20% em relação a 2009).

O Brasil, a China, a Índia, a Argentina e a África do Sul aumentaram a sua área total em 44%. Esses países incluem cerca de 40% da população mundial.

Na Europa, verificou-se um aumento de 20% da área cultivada com variedades GM. Em Portugal, o aumento foi de 59%.


• Mais de 90% dos agricultores que cultivaram plantas geneticamente modificadas (GM) localizam-se em países em desenvolvimento
• O cultivo de variedades GM pode reduzir o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de dióxido de carbono. Em 2010, foram eliminadas emissões equivalentes às produzidas por 7,8 milhões de carros.
• Na União Europeia só é permitido o cultivo de duas culturas GM (o milho Bt e a batata Amflora) e estão a aguardar autorização de cultivo 22 culturas transgénicas, incluindo milho, soja, batata e beterraba.
• Em 2010, o Brasil autorizou o cultivo de oito novas culturas transgénicas e outras seis em 2011, incluindo a aprovação de feijão geneticamente modificado resistente ao ataque de um vírus, produzido por uma empresa pública brasileira, a Embrapa.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
• Relatório – ISAAA: Global Status of Commercialised Biotech/GM crops 2011
• Guia – EuropaBio Pocket Guide to GM Crops and Policies

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s