Entrevista – Diferença entre produtos ecológicos e transgénicos: os primeiros são mais caros

 

Entrevista a José Miguel Mulet

“A única diferença entre os produtos ecológicos e os transgénicos
é que os primeiros são mais caros”

16 Novembro 2011 – El Correo – Ciencia

José Miguel Mulet, doutorado em bioquímica e biologia molecular, defende que a maioria dos que estão contra os organismos geneticamente modificados “sabem muito pouco sobre ciência” e muitos desconhecem também ao que se opõem.

Um transgénico é um organismo no qual é inserido um pedaço de DNA de outro organismo, explica o investigador. Isto pode ser muito artificial, mas é algo que acontece na própria natureza há milhões de anos. O que o ser humano aprendeu nas ultimas décadas foi a fazê-lo por si próprio com o gene que pretende inserir na espécie que seleccionou e que convém ser melhorada.

Em vez de o fazer às cegas e em bruto, como se faz nas técnicas de melhoramento convencional, utiliza o homem usa a engenharia genética para melhorar de uma forma muito precisa uma espécie vegetal.

Apesar de muitos pretenderem vender produtos com a etiqueta de “natural”, o investigador defende que quase nada do que comemos é “natural”. Se o homem se extinguir, as espécies agrícolas extinguem-se com ele.

A sabedoria popular defende que os produtos ecológicos são mais sãos que os transgénicos, mas os especialistas defendem que não há nenhum estudo cientifico que o tenha demonstrado. Os transgénicos são muitissimo mais seguros que os produtos ecológicos, porque têm de ultrapassar análises muito mais rigorosas que os ecológicos e os convencionais.

A única diferença entre os produtos ecológicos e os transgénicos é que os primeiros são mais caros, defende o autor do livro ‘Los productos naturales ¡vaya timo!‘, publicado em 2011.

 

Ler Entrevista Completa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s