Riscos-benefícios das culturas transgénicas

 


Riscos-benefícios das culturas transgénicas

4 Fevereiro 2012 – Klaus Ammann

A edição “open-source” da  publicação “The GM Crop Risk-Benefit Debate: Science and Socio-Economics – A Plea for a New Regulatory System for a Modern Agriculture”, de Klaus Ammann, faz um ponto de situação sobre o debate da biotecnologia verde, conhecida como agrobiotecnologia. Discute também os custos e os benefícios perdidos devido à sobrecarga na regulamentação para a  utilização das culturas geneticamente modificadas na agricultura.

O autor participa no debate sobre as culturas transgénicas desde 1990, altura em que liderava um grupo de investigação com actividade em química de líquenes e biomonitorização de poluição do ar. Conta que quando estava a fazer a sua tese de doutoramento o seu interesse principal era a botânica, em particular a taxonomia e a biodiversidade e a conservação das plantas, ao nível nacional e internacional. Neste contexto,  Klaus Ammann diz que tinha fobia da engenharia genética de plantas. Foi Ingo Potrykus e Inge Broer que lhe “abriram os olhos para ver a ciência real por trás da agricultura moderna”, explica.

Nos últimos anos, participou intensamente em debates sobre as questões relacionadas com a biossegurança científica e os organismos geneticamente modificados, tendo grande experiência em comunicar com pessoas leigas  e com os oponentes das culturas transgénicas.

O autor considera que era tempo de fazer um ponto de situação do debate sobre este tema, a partir da sua própria experiência, que incluísse também o conhecimento de redes de conhecimento internacionais, contactos e discussões on-line e um sumário de literatura científica. Nesse sentido decidiu publicar esta edição disponível para download:

The GM Crop Risk-Benefit Debate:
Science and Socio-Economics
A Plea for a New Regulatory System for a Modern Agriculture

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s