Entrevista com Nova Conselheira Científica da UE – Debate sobre transgénicos baseia-se na “emoção e não em evidências”

Entrevista com Nova Conselheira Científica da UE
Debate sobre transgénicos
baseia-se na “emoção e não em evidências”

20 Fevereiro 2012 – PublicServiceEurope.com

Segundo a nova conselheira científica da União Europeia (UE), Anne Glover, as evidências científicas, peças chave para suportarem a maior utilização de culturas e animais geneticamente modificados – desenvolvidos ao longo das últimas décadas na América do Norte – devem ser reconhecidas e superadas nas questões de segurança alimentar.

Na sua primeira entrevista sobre o tema, a conselheira científica da UE denunciou que o debate sobre Organismos Geneticamente Modificados (OGM) na Europa é mais emocional do que científico.

Anne Glover é bióloga molecular e foi assessora do conselheiro científico da Escócia. Os OGM foram tema da sua investigação científica em sistemas biológicos e no ambiente. Glover declarou que os transgénicos revolucionaram os cuidados na saúde e a compreensão de doenças. Houve uma aceleração do conhecimento produzido sem paralelo na história através da utilização da engenharia genética, o que segundo a conselheira científica da UE é “fantástico”. Glover disse que “as pessoas na Europa estão ansiosas sobre as culturas e os animais geneticamente modificados e isso preocupa-me, porque não vejo evidências que sugiram que existem riscos substâncias associados”.

Olhando para a América do Norte onde se têm cultivado culturas transgénicas e se têm comido alimentos transgénicos, nos últimos 15 anos, e não se verificaram impactos negativos ao longo desse tempo. Existe grande quantidade de evidências sobre este os riscos relacionados com os OGM.

Como cientista, Glover explica que não pode dizer às pessoas que não existem riscos em comer plantas transgénicas, acrescentando que existe risco de comermos quaisquer que sejam os alimentos, porque existem riscos associados com a agricultura convencional, com a agricultura biológica ou qualquer outra forma de agricultura.

Ler Notícia 

Ler ENTREVISTA completa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s