ENCODE depois do Projecto Genoma Humano

ENCODE – Enciclopédia de Elementos de DNA –  
depois do Projecto Genoma Humano

6 Setembro 2012 – Público | Naturlink

Uma década após a leitura integral das “letras” que compõem o ADN humano e de estar concluído o “Projecto Genoma Humano”, foram apresentados os primeiros resultados do “ENCODE – Enciclopédia de Elementos de DNA”.

Num conjunto de artigos publicados em vários revistas de prestígio como a Nature é revelado que o DNA que não é responsável pela produção de proteínas funciona como um gigantesco painel de controlo dos genes ativando-os, como se fossem interruptores, de acordo com o tipo de célula em que se encontra e a fase do desenvolvimento dos tecidos e órgãos de que esta faz parte.

O ENCODE é um projeto internacional liderado pelo Instituto Nacional de Investigação do Genoma Humano, uma organização americana, e envolveu 442 cientistas de 32 unidades de investigação nos EUA, Reino Unido, Espanha, Japão e Singapura.

A iniciativa foi lançada em 2003, após a conclusão do Projeto de Sequenciação do Genoma Humano. Foi descoberto que apenas 2% do nosso DNA é constituido por genes (num total de 21 mil), que codificam proteínas. O objetivo do ENCODE foi compreender a função do restante 98% de DNA do genoma humano.

Continuar a ler em Naturlink | Público

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s