Milho Bt também é benéfico na utilização do azoto do solo

Milho Bt também é benéfico na utilização do azoto do solo

14 Fevereiro 2013 – Agrobio.org

Para além de contribuir para a redução de utilização de insecticidas, o aumento de produtividade e de rentabilidade, a utilização do milho Bt geneticamente modificado para resistir ao ataque de pragas de insectos traz associadas outras vantagens ambientais, como por exemplo, a utilização mais eficaz do azoto do solo.
Investigadores da Universidade do Illinois, EUA, publicaram um estudo na revista científica Crop Science que demonstra que o milho Bt contribui para o aumento da rentabilidade e utiliza o azoto de forma mais eficiente do que o milho convencional.
Durante dois anos a equipa experimentou aplicar cinco quantidades diferentes de azoto em ensaios de campo com milho Bt e com milho convencional, para comparar os resultados dessa aplicada nos dois tipos de cultivos. Verificou-se que o milho transgénico teve maior produtividade do que o convencional e também teve maior tolerância a níveis baixos de azoto.

No milho com resistência ao ataque de insectos, as plantas têm raízes mais activas e saudáveis do que as plantas de milho convencional que não tem essa protecção. Assim, um sistema radicular mais saudável contribui para o funcionamento mais eficaz das plantas no seu todo.

Assim, o uso mais eficiente de azoto do solo resultou benéfico para o milho Bt, principalmente em zonas onde o azoto se perde através da erosão dos solos ou através de excesso de precipitação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s