Arroz Dourado [transgénico para ser rico em pró-vitamina A]: Salva-vidas?

Arroz e  Arroz Dourado
Arroz convencional e Arroz Dourado

PETIÇÃO da Comunidade Científica contra ensaios de campo

Arroz Dourado: Salva-vidas?

Não sendo propriedade de qualquer empresa, o arroz dourado é geneticamente modificado para ser rico em pró-vitamina A e está a ser desenvolvido por uma instituição sem fins lucrativos, o Instituto Internacional de Investigação em Arroz (IRRI) com o propósito de fornecer uma nova fonte de pró-vitamina A à população das Filipinas e a outras populações asiáticas – que obtêm a maior parte das suas calorias de uma alimentação feita quase exclusivamente de arroz. A falta de pró-vitamina A causa cegueira em cerca de 250 mil a 500 mil crianças em cada ano que passa. Afecta milhões de pessoas na Ásia e em África e causam a morte indirecta a dois milhões de pessoas todos os anos.

A destruição dos campos de ensaio nas Filipinas no inicio de Agosto deste ano e os motivos dos responsáveis por tal acção enervaram a comunidade científica em todo o mundo, dando origem à assinatura de uma PETIÇÃO já assinada por alguns milhares de pessoas, demonstrando a sua indignação por acções como esta desencadeadas por organizações como a Greenpeace e outras.

LER MAIS no New York Times

Através da assinatura e divulgação desta petição, a comunidade científica demonstra a sua indignação perante a destruição de estudos de campo que estão a decorrer no Instituto Internacional de Investigação do Arroz e a condenar a disseminação de falsas informações junto do público com o objectivo de aterrorizar as populações e incentivar actos de destruição.

LER MAIS e assinar a PETIÇÃO

O arroz dourado foi criado por Peter Beyes da Universidade de Freiburg, Alemanha, e por Ingo Potrykus do Institute of Plant Sciences, Suíça, no final dos anos de 1990. Através da introdução de genes no DNA de plantas de arroz, cuja acção promove a produção do pigmento Beta-Caroteno de cor alaranjada ou dourada que é percursos da pró-vitamina A.

LER MAIS  no The Guardian

VÍDEO do PRRI sobre a destruição dos campos de ensaio de investigação em arroz dourado
Golden Rice research continues

Comunicado do IRRI sobre a destruição dos campos de ensaio de investigação em arroz dourado
Malnutrition fight not over, Golden Rice research continues

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s