Genética de Precisão | Proibição chumbada em reunião da ONU


Os mosquitos são o foco de grande parte da investigação em tecnologia genética de precisão. Fotografia de SolvinZankl / Naurepl.com

Representantes dos governos de 170 países consideraram proibir temporariamente a libertação de organismos transmissores de genes,  mas a moratória que propuseram no primeiro dia da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB), que decorre no Egito até 29 de novembro, não foi aceite pelos estados-membros favoráveis à tecnologia de alta precisão genética. Mesmo assim, os investigadores temem que a discussão possa ser o gatilho para, no futuro, se imporem restrições ao uso desta inovadora tecnologia na agricultura.

A investigação sobre a tecnologia de precisão genética está a avançar a passo acelerado, mas muitos estados-membros da Organização das Nações Unidas temem potenciais riscos, pelo que a ONU voltou a colocar o tema na sua ordem de trabalhos.

A tecnologia de precisão genética é uma inovadora tecnologia de melhoramento vegetal que tem sido alvo de muita controvérsia. Embora reconheçam que esta tecnologia pode ser uma grande aliada na erradicação de doenças e no controlo de pragas, os estados-membros que assinaram a moratória advertem que a mesma também pode alterar os ecossistemas com consequências imprevisíveis.  

A moratória provocou reações, mesmo antes de ser apresentada no primeiro dia da CDB. Além da declaração emitida na semana passada pela Royal Society britânica, um grupo de mais de cem investigadores, incluindo vários investigadores em transmissão de genes, escreveu uma carta aberta na qual instou os governos a rejeitar a moratória.

Como explicou Austin Burt, geneticista evolucionista do Imperial College London, que lidera um projeto internacional chamado Target Malaria, com o qual espera usar esta tecnologia para controlar a propagação da malária por mosquitos na África subsaariana, “uma moratória que deixa tudo em aberto sobre tecnologia genética de precisão, sem sequer definir o que se entende por transmissão de genes, é grosseira e completamente errada”.  

Saiba mais AQUI

Os mosquitos são o foco de grande parte da investigação em tecnologia genética de precisão. Fotografia de SolvinZankl / Naurepl.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s