Alimentos| 96% sem resíduos de pesticidas ou com vestígios dentro dos níveis permitidos

pesticidas

A última edição do relatório anual da UE sobre resíduos de pesticidas em alimentos, já disponível, revela que 96% das amostras de alimentos recolhidas na Islândia, Noruega e nos 28 países da UE não continham resíduos de pesticidas e aquelas em que foram encontrados vestígios cumpriam os níveis legalmente permitidos. Ou seja, em apenas 4% das amostras foram excedidos os níveis legais de vestígios de pesticidas. 

As conclusões deste relatório são baseadas na análise que a EFSA-Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar fez aos resultados de 88 mil amostras recolhidas nos 28 países membros da União Europeia, na Islândia e na Noruega em 2017.

No caso de Portugal, foram recolhidas 710 amostras. Destas, 50,1%  não apresentavam níveis quantificáveis de resíduos, 6,8% excediam o nível máximo de resíduos permitido e 43,1% estavam entre o nível zero de resíduos e o nível máximo legal.

As principais descobertas podem ser consultadas por país e por produto alimentar (fruta, vegetais, cereais, carne, entre outros) na ferramenta de visualização de dados desenvolvida pela EFSA, mas se preferir ter acesso ao relatório completo, clique aqui.

Siga o CiB no Twitter, no Facebook e no LinkedIn

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s