EUA e Canadá |Edição de genomas pode ser solução para doença que mata macieiras jovens?

apple-tree-356935_640
Imagem de Karsten Paulick por Pixabay 

No Canadá e Estados Unidos, os produtores de maçã estão a braços com uma doença fatal que inexplicavelmente afeta as macieiras jovens. Chamada de “declínio rápido e repentino de maçãs”, a doença ainda é um mistério.

É um mistério porque ninguém sabe como é que esta doença que impede que as macieiras cheguem à idade adulta pode ser combatida e se representa uma nova e séria ameaça a um setor de grande valia económica nestes países.

A seca e o frio severo podem ser causas subjacentes, mas não parecem justificar inteiramente a gravidade da situação, pelo que os investigadores estão a considerar outros fatores, nomeadamente pragas e agentes patogénicos.

Será que certos tipos de porta-enxertos ou a exposição a herbicidas podem tornar as árvores jovens mais suscetíveis a doenças ou stress? Esta é uma das questões levantadas pelos investigadores, que admitem que os métodos modernos de produção da maçã possam estar na origem do problema.

O que se sabe é que o declínio rápido das macieiras é mais comum em pomares densamente plantados: “As árvores muito cheias têm raízes superficiais que, ao competirem por nutrientes, tornam-se mais vulneráveis ​​à seca. Acresce que os pomares densamente plantados estão a proliferar nos EUA e Canadá porque o seu manuseio é mais fácil e eficiente.

Sabendo-se já que a edição de genomas permite o melhoramento de plantas em diversos aspetos – por exemplo, tornando-as resistentes a situações de seca ou de frio extremo – e a redução substancial da necessidade de agroquímicos, muitos investigadores acreditam que tecnologias como o CRISPR-Cas 9 podem ser a solução para o “declínio rápido” das maçãs.

Siga o CiB no Twitter, no Facebook e no LinkedIn. No CiB, comunicamos biotecnologia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s