Estudo | Transfeção viral em spray para culturas ajustáveis ​​às estações

A tecnologia de transfeção viral em spray é aplicada para melhorar a resposta da planta às condições ambientais em tempo real. Créditos: Nature Plants

Já ouviu falar em tranfeção viral em spray? É uma nova tecnologia de melhoramento genético de plantas. O que a distingue de outras técnicas de engenharia genética é a alteração da expressão de um gene de forma transitória em vez de definitiva. Qual é a vantagem? Um estudo na Nature Plants explica.

Um estudo publicado na Nature Plants mostra que os circuitos reguladores que controlam o crescimento e o desenvolvimento das culturas podem ser alterados de forma transitória durante o seu ciclo de vida.

O controlo genético do crescimento e do comportamento das culturas pode ser feito através de métodos convencionais de melhoramento de plantas e de técnicas de engenharia genética – ambas envolvem modificações genéticas no DNA, que permanecem fixas na variedade de planta resultante.

Mas agora existe uma nova tecnologia alternativa a estas formas de melhoramento, que permite alterar por um período transitório a expressão do gene. Chama-se tecnologia de transfeção viral em spray e tem a vantagem de poder ajustar as características agronómicas da planta em função das estações do ano, evitando assim modificações definitivas no genoma.

Com esta abordagem, o bloqueio do genótipo na fase de semear ou plantar não é mais o fator principal que determina o comportamento das culturas.

Os autores do estudo destacam o potencial desta nova tecnologia na manipulação das características agronómicas, como altura e tempo de floração, em várias espécies de plantas.

Mas porque razão é necessária mais uma tecnologia de ponta se os programas modernos de melhoramento de plantas geram ganhos substanciais da produtividade? De facto, a capacidade de controlar os efeitos dos stresses ambientais (bióticos e abióticos) nas culturas é cada vez mais sofisticada, precisa e eficaz, no entanto, as alterações climáticas estão a tornar-se cada vez mais desafiadoras em todo o mundo. Ou seja, durante o ciclo de uma cultura, ferramentas de controlo como pesticidas, fertilizantes e reguladores de crescimento de plantas são as únicas opções disponíveis para impulsionar o crescimento e a resiliência da cultura.

É aqui que a tecnologia de tranfeção viral em spray apresenta mais-valias. Permite, em tempo real, melhorar a resposta da cultura às condições ambientais adversas e, desse modo, melhorar o seu desempenho, o seu crescimento. Saiba como no estudo “Tunable crops are just a spray away”, na Nature Plants.

CiB-Centro de Informação de Biotecnologia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s